sexta-feira, 4 de maio de 2007

Com a Palavra...

ELIESER CESAR



1) Por que você escreve?

Escrevo por uma compulsão interna, vício ou doença contagiante. Por uma necessidade vital neste mundo árido, com ares, cada vez mais, rarefeitos. É como uma comichão ou uma coceira, a gente começa e - pronto! - está logo condenado a viver com a literatura, como uma necessidade quase orgânica. Escrevo também pelo prazer da criação, poder (ilusório, mas como poderíamos suportar a vida sem um pouco de ilusão?) de criar e destruir mundos, pessoas, bichos, animais e plantas, um microcosmo inventado. Também para reinventar, de um modo muito pessoal, o mundo, pois, como dizia a diáfana Cecília, a vida só presta reinventada.



2) O que você gostaria de escrever e por quê?

Gostaria de escrever a continuação de "O Azar do Goleiro", com o personagem já adulto (e não mais um menino de dez anos de idade), desta vez escalado para pegar no gol da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. É um projeto antigo e sempre adiado. Também uma história sobre a geração que tinha pouco mais de 20 anos, nos anos 80, tendo como pano de fundo a luta pela redemocratização do país, com a campanha das diretas, a agonia e morte de Tancredo e, as esperanças, mais uma vez malbaratadas.


Elieser Cesar (1960) é natural de Euclides da Cunha – BA. É poeta, ficcionista, jornalista e professor universitário. Tem publicado O Azar do Goleiro (novela, 1989), O escolhido das sombras (contos, 1995), Os Cadernos de Fernando Infante (poemas, 1997) e A Garota do Outdoor (contos, 2006). Integra a antologia A Poesia Baiana no século XX, organizada por Assis Brasil em 1999.

5 comentários:

Anônimo disse...

Elieser, comece logo a escrever a continuação de "O azar do goleiro"... Estou aguardando ansiosa, a idéia é muito boa.
Um abraço, Ângela.

Anônimo disse...

Há muitos leitores esperando esta continuação, Elieser, e nem todos são crianças... Escreva logo. Ótimas respostas.

Anônimo disse...

Adorei o seu poema continue assim

Anônimo disse...

Esse poema é simplesmente maravilhoso. Parabéns

marcia untermansantos disse...

parabéns pelo sucesso ,vc merece continue assim ,grande abraço.